pinnacle

buscar
História

Por que os astronautas tinham Corvette?

Não é verdade que todos os astronautas tinham um Corvette. No entanto, é verdade que alguns astronautas receberam um Chevrolet Corvette como presente da General Motors (GM) após o sucesso das missões Apollo.
Publicado em História dia 10/03/2023 por Alan Corrêa

Não é verdade que todos os astronautas tinham um Corvette. No entanto, é verdade que alguns astronautas receberam um Chevrolet Corvette como presente da General Motors (GM) após o sucesso das missões Apollo.

A GM deu a esses carros como uma forma de reconhecimento e agradecimento pelo papel dos astronautas no programa espacial dos Estados Unidos. Os Corvette eram considerados carros esportivos elegantes e de alto desempenho, que combinavam bem com a imagem dos astronautas como heróis modernos e pioneiros da tecnologia.

Shepard, primeiro americano no espaço, recebe o seu Corvette, presenteado pela General Motors

Alguns dos astronautas mais famosos que receberam um Corvette da GM foram Alan Shepard, Gus Grissom e Neil Armstrong. Alan Shepard, por exemplo, ganhou um Corvette em 1962, após se tornar o primeiro astronauta americano a viajar para o espaço. O carro tinha uma placa especial que dizia “Moon Shot” (Tiro na Lua) em homenagem ao seu papel como comandante da missão Apollo 14.

Chevrolet Corvette Sting Ray de 1967 que pertenceu a Neil Armstrong foi liloado no eBay (Foto: Reprodução/eBay)

No entanto, é importante notar que, apesar de serem presenteados com um Corvette, os astronautas não eram obrigados a aceitá-lo. Alguns astronautas recusaram o presente porque não queriam parecer ostentosos ou porque simplesmente não estavam interessados em carros.

Em 1969, três astronautas da missão lunar Apollo 12 encomendaram três cupês Stingray 427 dourados idênticos à Rathmann. Na foto da revista Life, os astronautas aparecem ao lado dos bólidos, o que levou a Nasa a protestar por poder ser interpretado como publicidade para a General Motors.

Hoje em dia, alguns desses carros históricos ainda estão em posse de colecionadores particulares ou em exibição em museus. Eles são considerados verdadeiros ícones da cultura pop americana e uma lembrança do incrível esforço e realização que foi o programa Apollo.

Os Corvettes mais patrióticos ao lado do “veículo lunar”.

Os astronautas não tinham Corvette como um requisito ou privilégio de sua profissão. No entanto, alguns receberam o carro como um presente da GM em reconhecimento pelo seu papel no programa espacial americano, e esses carros se tornaram símbolos da era espacial e do heroísmo dos astronautas.

*Com informações do Coches,G1eGQ.

pinnacle Mapa do site