pinnacle

buscar

Golf Harlequin: uma edição colorida e divertida

Desde seu lançamento em 1974 com a função de suceder o muito bem-aceito Fusca no mercado, o Golf chegou e desde então não desapontou. Em 2013, o veículo alcançou a incrível marca de se tornar o modelo mais vendido da história superando até mesmo seu antecessor.
Publicado em História dia 29/07/2019 por Alan Corrêa

Desde seu lançamento em 1974 com a função de suceder o muito bem-aceito Fusca no mercado, o Golf chegou e desde então não desapontou. Em 2013, o veículo alcançou a incrível marca de se tornar o modelo mais vendido da história superando até mesmo seu antecessor.

Mas no meio desses 45 anos de existência do veículo, mais de sete gerações (a oitava está para ser lançada em breve) existiram e junto a elas, algumas versões muito interessantes ou até mesmo bizarras, como é o caso do Golf Harlequin que, por apelo do público, ganhou um espaço na linha de montagem dos alemães.

Golf MK3 e suas versões especiais

A terceira geração do Golf (MK3) chegou com uma série de novidades no mercado mundial e ajudou o modelo a se popularizar ainda mais. O Golf de terceira geração foi lançado em 1991 na Europa e em países como os EUA e o Brasil, em 1994, perpetuando por aqui até 1999.

Aqui no Brasil, chegaram quatro versões do Golf MK3. Estavam disponíveis as versões GLi com quatro portas e motor 1.8 vindo diretamente da Alemanha, GLmi também com quatro portas e um motor 1.8L, GLX que possuía um acabamento interno mais refinado com itens como teto solar e um motor 2.0 além das versões do clássico GTI que poderiam ser 2.0 8v ou um 2.8 V6 de 172 cv.

Mas em outros países o veículo também recebeu algumas versões que fugiram do que foi oferecido aqui no Brasil como por exemplo o Golf Variant (que depois até chegou a ser vendido por aqui) para brigar com Ford Escort e Opel Astra, uma versão especial de 20 anos do GTI e um Golf com a tecnologia Ecomatic, que consiste em desligar o motor após 1,5 segundo de inatividade e acionar novamente ao pisar no acelerador para assim economizar combustível (sim, é um percursor do famoso start-stop).

Outra versão que deveria ter chegado por aqui foi a versão Cabrio do Golf MK3 muito por conta da funcionalidade de diversão de se ter um Golf conversível. Além da diversão ocasionada pelo veículo, o mesmo também foi muito importante para ajudar na propagação dos motores a diesel em veículos de passeio pela Europa.

Golf Harlequin

Mas sem sombra de dúvidas, a versão mais procurada (e esquisita) do Golf de terceira geração não se dá graças a um motor a diesel, um estilo esportivo ou por conta da capota retrátil, mas sim por uma combinação de cores pra lá de chamativas.

Primeiramente, a Volkswagen criou o Golf Harlequin, uma edição especial do veículo nas cores Tornado Red (vermelho), Ginster Yellow (amarelo), Pistachio Green (verde) e Chagall Blue (azul) apenas para utilizar em eventos da marca e para chamar a atenção com um veículo colorido. A cor “base” do veículo era determinada pela Coluna C.

Acontece que o Golf Harlequin ganhou uma grande adoração do público e, devido a diversos pedidos, a Volkswagen decidiu produzir algumas unidades dessa versão um tanto quanto curiosa do Golf.

Estima-se que cerca de 264 e 275 exemplares do veículo tenham sido construídos. Porém, a aceitação a época não foi tão boa quanto imaginada, obrigando algumas concessionárias a pintarem os veículos de cores sólidas apenas para conseguir vende-los.

Mas o fato é que hoje, o Golf Harlequin deixou de ser apenas um veículo colorido e engraçado e passou a se tornar um objeto de desejo de colecionadores de veículos ao redor do mundo.

Existe algum Harlequin no Brasil?

Agora neste exato momento você deve estar se perguntando: Será que existe algum Golf Harlequin andando em território brasileiro? A resposta pode te deixar um tanto quanto feliz, mas não completamente.

Oficialmente, nenhum Golf Harlequim chegou a ser vendido por aqui e nem pode ser importado para cá por conta de não ter completado 30 anos de sua existência. Porém, três brasileiros decidiram fazer as modificações em seus respectivos Golfs e os tornaram réplicas perfeitas do veículo. No estado de São Paulo, existem dois modelos com a base da cor o Verde e em Curitiba existe um modelo tendo o azul como cor base.

Vale lembrar que estes modelos são apenas réplicas do Golf Harlequim original, mas a magia (e convenhamos, estranheza) desta versão mesmo que em réplica já tornam as ruas brasileiras mais coloridas e diversificadas.

pinnacle Mapa do site

1234